“Telemedicina tem limitações que devem ser analisadas pelo Parlamento”
Coordenador da comissão externa que debate ações e propostas de combate ao coronavírus, o deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr (PP-RJ) alerta que a telemedicina tem limitações que devem ser analisadas pelo Parlamento e também pelos médicos e suas entidades representativas. O congressista, que é médico ortopedista, defende que o sistema virtual seja utilizado apenas para acompanhamento de casos que já estão sob responsabilidade dos profissionais ou então para a interveniência de um especialista, à distância e com a participação de um médico local, em localidades afastadas que não disponham da especialidade nas unidades de saúde locais.
A utilização da telemedicina em caráter emergencial foi aprovada na Câmara e já sancionada pelo Poder Executivo. O seu uso futuro, no período posterior à pandemia, é tema de reunião técnica que a comissão externa realiza hoje.
Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior considera que a telemedicina tem sido um importante aliado da saúde durante o isolamento social, tanto para o contato com pessoas com Covid-19 mas principalmente para o acompanhamento de pacientes já em tratamento habitual. Nas palavras do parlamentar, bem aplicada, a utilização de meios digitais para ampliar o acesso da medicina, mas há um risco de ser apropriada por profissionais inescrupulosos que tratem a medicina como negócio.
Apresentação – Marcio Achilles Sardi
Link para a reportagem: https://www.camara.leg.br/radio/programas/671401-dep-dr-luiz-antonio-teixeira-junior-telemedicina-tem-limitacoes-que-devem-ser-analisadas-pelo-parlamento/
NOTÍCIAS
Painel Folha – 31/12/2020
NOTÍCIASATUAÇÃO PARLAMENTAR LEIS APROVADAS PROJETOS DE LEI DISCURSOS COMISSÕESNAS...
Lewandowski mantém lei que obriga Anvisa a se manifestar em 72 horas sobre vacina contra Covid-19
Norma que perderia a validade dia 31 de dezembro foi estendida de forma indefinida por decisão do...
Lei que prevê 72 horas para Anvisa decidir sobre vacina de Covid-19 perde validade dia 31
Legislação está vinculada à vigência de decreto de calamidade que termina no fim do ano; MP que...