Em defesa da Medicina, da Saúde e do Rio 

O deputado Luiz Antônio Teixeira Jr,. mais conhecido como Dr Luizinho, é médico ortopedista com MBA executivo em saúde pela Coppead e pós-graduação em medicina do Esporte e do Exercício. Tem 48 anos, fundou sua primeira clínica aos 30 e é casado com a também médica Sara Bragança, com quem tem dois filhos, a Bia e o Lipe. Está em seu primeiro mandato de deputado federal.

Antes de entrar para a política, foi secretário municipal de saúde de Nova Iguaçu (2013-2015), sua cidade natal, e secretário de Estado de Saúde do Rio (2016-2018). Em Nova Iguaçu, mesmo com poucos recursos, conseguiu inaugurar mais de 20 clínicas da Família, reformar o Hospital da Posse e reabrir a maternidade Mariana Bulhões, reduzindo a zero a mortalidade infantil.

Mesmo tendo assumido a gestão da Saúde do Estado em meio à maior crise financeira da história do Rio de Janeiro, conseguiu fazer mais com menos: renegociou contratos, economizou mais de R$ 1 bilhão e, ainda assim, reabriu emergências, criou novos leitos e unidades de saúde no estado. À frente do combate à epidemia de febre amarela, comandou um bloqueio vacinal que impediu que a região metropolitana do Rio registrasse casos da doença.

Em 2018, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e obteve 103 mil votos, um dos mais votados da sua coligação.

Com uma vasta experiência acumulada na área de Saúde, Dr. Luizinho tem tido atuação destacada em Brasília, principalmente após a pandemia, quando passou a presidir a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, a única que funcionou na Câmara no ano de 2020. Aprovou quatro leis de sua autoria, entre as quais a que impediu exportações de máscaras quando faltavam EPIs de Brasil. Teve papel de destaque para convencer o Governo a aportar recursos na pesquisa da vacina de Oxford-AstraZeneca, o que permitiu à Fiocruz firmar acordo para produzir o imunizante em território nacional.  

Em março de 2021, Dr. Luizinho foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, que discute todos os temas relacionados à Saúde e é uma das mais importantes do Congresso. No Rio, preside o Diretório Estadual do Partido Progressista.  Apaixonado por samba e futebol, sua escola é a Beija Flor e o time, Flamengo. 

receba novidades no seu e-mail

Share This