Nova lei garante mais 6 bi para a Saúde

17/04/2020 | Coronavírus, Projeto de Lei

Foi sancionada, nesta quinta-feira (16), a lei complementar que libera recursos parados nos fundos de saúde de estados e municípios para ações de combate à pandemia de Covid-19 (LC 172/20).

A lei foi sancionada sem vetos e a estimativa é aumentar em R$ 6 bilhões os recursos disponíveis para essa finalidade.

A norma é oriunda do Projeto de Lei Complementar (PLP) 232/19, de autoria deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) com coautoria do deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), que são, respectivamente, relator e presidente da Comissão Externa do Coronavírus na Câmara dos Deputados. Este é o primeiro projeto da Comissão Externa a virar lei.

O objetivo, segundo Dr Luizinho, é dar mais flexibilidade a estados e municípios no uso de recursos destinados à saúde.

“Alguns desses recursos estão parados há anos porque os gestores temem usar o dinheiro para outro fim e serem punidos pelos tribunais de contas”, explica Luzinho. “Esse dinheiro fica em conta. Quem ganha são os bancos”, disse.

A nova lei autoriza estados e municípios a usar saldos de repasses do Ministério da Saúde de anos anteriores em serviços de saúde diversos dos previstos originalmente.

Os recursos só serão liberados enquanto durar a situação de calamidade relacionada ao coronavírus, ou seja, até 31 de dezembro de 2020.

O dinheiro liberado só poderá ser usado em ações e serviços públicos de saúde previstos em lei, como vigilância epidemiológica, distribuição de medicamentos e investimento na rede física. Estados e municípios também deverão seguir normas estabelecidas pela direção do Sistema Único de Saúde (SUS), incluir os recursos na programação anual de saúde e na lei orçamentária, além de informar o respectivo conselho de saúde.

O uso dos recursos deverá ser comprovado no relatório anual de gestão, mas não serão considerados para calcular futuros repasses financeiros por parte do ministério.

NOTÍCIAS

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

DISCURSOS

PROJETOS DE LEI

COMISSÕES

receba novidades no seu e-mail

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastro feito com sucesso!

Share This