Câmara dos Deputados lança Frente Parlamentar dos Transplantes

27/09/2021 | Aviso de pauta

I

niciativa é do deputado Dr. Luizinho, que também é presidente da Comissão de Seguridade Social e Família.

Por iniciativa do deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), a Câmara dos Deputados, realiza, nesta terça-feira, 28, em Brasília, a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar dos Transplantes.

O ato é realizado na semana do doador de órgãos, fazendo referência ao dia Nacional de Doador de Órgãos, celebrado nesta segunda-feira, 27 de setembro.

O parlamentar que também é presidente da Comissão de Seguridade Social e Família destacou a importância de se ter uma frente dedicada para discutir, exclusivamente, os temas relacionados ao transplante e à doação de órgãos no Brasil.

“Transplantes de órgãos, é uma questão de Saúde Pública, e que salva vidas. Temos no Estado do Rio de Janeiro um dos maiores Programas de Transplantes do mundo, o PET (Programa Estado de Transplantes), e essa pauta precisa ser amplamente discutida no Parlamento. Precisamos de políticas públicas e ações legislativas efetivas para a aprimorar o transplante e incentivar a doação de órgãos no Brasil”, afirmou Dr. Luizinho.

Luta pela Causa

A pauta de transplantes de órgãos sempre esteve presente na vida pública do deputado Dr. Luizinho. Quando era Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (2016-2018), apesar de uma gestão econômica, conseguiu aumentar o número de transplantes em mais de 30%, além de ter proposto que o helicóptero da SES-RJ fosse utilizado, exclusivamente, para captação e transporte de órgãos, o que potencializou a capacidade do PET. Anterior à sua gestão, o veículo era utilizado para fins administrativos.

Convidados

Além de parlamentares e autoridades da indústria da saúde nacional, participam do lançamento, o secretário-executivo do Ministério da Saúde e ministro interino da pasta, Dr. Rodrigo Cruz, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Dr. Sérgio Okane, o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Rebello, o presidente da Federal Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), João Alceu Lima, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

NOTÍCIAS

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

LEIS APROVADAS

PROJETOS DE LEI

DISCURSOS

COMISSÕES

receba novidades no seu e-mail

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastro feito com sucesso!

Share This