MP da Vacina segue para o Congresso
O presidente Jair Bolsonaro assinou, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (6), uma Medida Provisória (MP) que libera R$ 2 bilhões R$ 2 bilhões para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fechar o acordo com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, do Reino Unido, para a produção da vacina contra o novo coronavírus no Brasil.
A MP segue agora para análise do Congresso, que terá até 120 dias para aprová-la. O crédito será liberado assim que o texto aprovado for publicado no Diário Oficial da União.
O deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), que, junto com a Comissão Externa do Coronavírus, pressionou a criação dessa MP no Ministério da Saúde, participou da solenidade.
“Essa MP é uma vitória para a saúde no Brasil. Com esse crédito, garantimos a produção das vacinas assim que elas forem aprovadas em todas as fases de teste. Nós da comissão trabalhamos muito para conseguir que essa MP fosse criada, justamente para ter a perspectiva de vacinação de qualquer pessoa, do mais rico ao mais pobre.
É com a vacina que vamos finalmente voltar às nossas vidas, voltar estabilizar a economia”. Afirmou o parlamentar, que preside a Comissão Externa do Coronavírus, única em funcionamento na Câmara durante a pandemia.
A pesquisa dessa vacina já está na fase 3 (a mais avançada em curso no mundo). A previsão da Fiocruz é que as primeiras doses sejam fabricadas em dezembro e estejam disponíveis em janeiro de 2021. Índia e China já estão produzindo a vacina de Oxford antes mesmo da conclusão dos estudos.
Matéria publicada pelo site Nova Iguassu Online em 6 de agosto de 2020. Link para acesso em: http://novaiguassuonline.com.br/bolsonaro-assina-mp-que-libera-r-2-bilhoes-para-vacina-contra-covid-19/
NOTÍCIAS
Informativo do deputado federal e ex-Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro 2023/2024
...
Doutor Luizinho deve ser o novo líder do PP na Câmara
Deputado assume no lugar de André Fufuca, que será ministro do Esporte. A escolha do nome foi...
Dr. Luizinho é o novo líder do PP na Câmara
Ex-secretário de Saúde do RJ foi eleito nesta 3ª feira (12.set) pelos deputados do partido; ocupa...