Rito sumário para o caso do anestesista estuprador

13/07/2022 | Saúde

Dr. Luizinho (PP-RJ) encaminha ofício ao CRM e CFM pedindo cassação imediata de registro do médico que abusava de grávidas na hora do parto

Médico ortopedista, o deputado federal Dr Luizinho (PP-RJ) protocolou ofícios nesta quarta-feira (13) junto aos Conselhos Federal e Regional de Medicina para que seja aplicado rito sumário no caso da cassação do registro profissional do médico anestesista Giovane Quintella Bezerra, preso em flagrante nesta segunda-feira (11) após estruprar uma grávida quando ela dava à luza numa maternidade do Rio. O CRM já suspendeu provisoriamente o registro de Bezerra e abriu processo. Mas o deputado argumenta que o caso é de cassação imediata.

“Preso em flagrante, com provas em vídeo, está claro que ele violou não apenas o artigo 217 do Código Penal (estupro de vulnerável), passível de reclusão de 8 a 15 anos, como também rasgou o Juramento de Hipócrates e o Código de Ética Médico”, argumenta o deputado, que disse ter ficado “embrulhado’’ ao assistir às cenas. “A equipe de enfermagem merece todos os aplausos por ter feito o que fez”.

O juramento de Hipócrates é feito por todos os médicos, quando se formam. Neste momento, eles juram guardar “respeito absoluto pela vida humana desde o seu início, mesmo sob ameaça. E jamais usar dos conhecimentos médicos contra as leis da humanidade”.

O Código de Ética reforça a tese. Em seu artigo 6º, ele diz que o médico guardará “absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício”. E continua. “Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade”.

“Esse médico não é apenas um doente. É um monstro. O CRM e o CRF têm o dever de se posicionar de forma rápida para que não restem dúvidas que nós, médicos, não compactuamos com marginais”, defende o deputado.

NOTÍCIAS

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

LEIS APROVADAS

PROJETOS DE LEI

DISCURSOS

COMISSÕES

receba novidades no seu e-mail

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastro feito com sucesso!

Share This