Deputados da Comissão Externa do Coronavírus visitarão fábrica de vacinas da Fiocruz

24/07/2020 | Na mídia, Nova Iguaçu

Deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) defende que Governo apresse obras em Santa Cruz para ampliação da produção de Bio-Manguinhos

Em audiência nesta terça-feira, dia 21, na Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados, o presidente do colegiado, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), anunciou que, na terça que vem, os deputados da Comissão – formada por dez parlamentares, todos da área médica – estão convidados a fazer uma visita à Fiocruz, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro. É lá onde funciona o Complexo Tecnológico de Vacinas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio- Manguinhos/Fiocruz), que, junto com o Instituto Butantã, em São Paulo, garante a autossuficiência de vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde.

“Todo o brasileiro deveria conhecer essa maravilha do SUS que é BioManguinhos, e, nós, deputados e profissionais de Saúde que somos, mais ainda”, disse o deputado, lembrando que, quando a vacina contra o Covid-19 estiver em fase de produção, será lá que ela será produzida.

Mais uma vez, o deputado lembrou que será preciso planejar esse momento para que a produção da vacina contra o coronavírus não atrapalhe a produção atual de vacinas, como as da febre amarela, tetravalente, poliometlide, rotavirus, entre outras. “Não podemos deixar mais uma vez isso para última hora”, tem sido o mantra do deputado em todas as entrevistas e lives das quais ele participa.

Há três anos, o Governo Federal está construindo, no bairro de Santa Cruz, mas em ritmo lento, a ampliação de Bio-Manguinhos. Trata-se do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (Cibs), que vai ocupar uma área de 580 mil m2 no Distrito Industrial de Santa Cruz, ao lado do Porto de Itaguaí. Dr. Luizinho comentou sobre isso na sua última live, domingo, dia 19, ressaltando a necessidade de se acelerar essa obra.
Além da necessidade de ampliação por conta da produção da vacina do Covid, que se tudo der certo começa a ser produzida ainda este ano, esse complexo industrial tem potencial, segundo o deputado, de alavancar um novo Polo Industrial da Saúde, com impactos positivos na economia da Baixada Fluminense.

“O novo complexo, quando ficar pronto, estará localizado ao lado do Porto de Itaguaí, com potencial para impulsionar uma cadeia produtiva de alto valor agregado, com grande poder desenvolvedor de toda a região, em especial no corredor do Arco Metropolitano. Será um catalizador, porque vai demandar que se instale por perto dele toda uma cadeia de fornecedores, as chamadas empresas satélites”, explicou.

Zona Franca da Baixada

Ele aproveitou a live de domingo para responder a perguntas sobre o projeto que foi o carro-chefe da sua campanha: a Zona Franca da Baixada, aos moldes do que exista há décadas na Zona Franca de Manaus. Este foi o primeiro PL apresentado pelo deputado quando assumiu seu mandato, em 2019, mas o projeto, já analisado pela Comissão de Finanças e Tributação, acabou, por ora, arquivado. Dr. Luizinho, porém, não perdeu as esperanças.

Ele acredita que a batalha não está perdida e que há uma série de condicionantes que precisam ser superadas a fim de viabilizar a ideia, incluindo a inauguração do aroporto de Nova Iguaçu e a duplicação da Dutra na altura de Nova Iguaçu e na Serra das Araras.

“A pandemia interrompeu vários processos que estavam em curso, entre eles a duplicação da Rodovia Presidente Dutra. Mas em breve isso será retomado.

Volta às aulas

Ele aproveitou a live para fazer um apelo para que as cidades onde a curva de mortes pelo COVID já caiu e há vagas sobrando nas redes de saúde pública e privada – caso de praticamente todo o Estado do Rio, mas sobretudo na capital – voltem às aulas. “Eu vi o protocolo do MEC, está perfeito. As crianças entrarão e sairão em horários diferentes da escola, com proteção de máscaras, álcool em gel, sem recreio junto, com todos os cuidados necessários. Não podemos perder esse ano letivo. A Educação é que transforma as pessoas”, afirmou.

O deputado disse que teve a oportunidade de falar com o prefeito da capital, Marcelo Crivella, sobre a sua discordância com as medidas baixadas que proíbem as pessoas de frequentarem as praias, tomarem banho de mar e de sol, sob pena de multa. “É muito mais perigoso uma família ir ao shopping ou a um restaurante, que é um ambiente fechado, do que ir à praia respeitando o distanciamento de dois metros entre uma barraca e outra”.

Matéria publicada em 21/7/2020, no site Nova Iguassu Online. Link para acesso: http://novaiguassuonline.com.br/deputados-da-comissao-externa-do-coronavirus-visitarao-fabrica-de-vacinas-da-fiocruz/ 

NOTÍCIAS

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

LEIS APROVADAS

PROJETOS DE LEI

DISCURSOS

COMISSÕES

receba novidades no seu e-mail

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastro feito com sucesso!

Share This