Coronavírus: Câmara aprova projeto que permite remanejar verbas de fundos de saúde
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17), por 261 votos a 0, um projeto que autoriza estados e municípios a destinarem os saldos dos fundos locais de saúde a ações de combate ao coronavírus. O texto segue para análise do Senado.
A proposta foi votada depois de acordo entre líderes partidários. Mais cedo, em reunião na Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou a votação de projetos voltados ao enfrentamento do coronavírus. Alguns parlamentares participaram da sessão utilizando máscaras.
Os recursos que abastecem os fundos são oriundos de repasses do Ministério da Saúde. O órgão, no entanto, condiciona os repasses à adesão a programas e projetos específicos e ao cumprimento dos critérios de cada um.
A proposta aprovada permite desvincular os recursos das ações previstas pelo ministério e destiná-los a outras ações, como as de prevenção ao coronavírus.
Apesar de permitir a transferência a transposições destes recursos, o projeto estabelece que a verba seja exclusivamente voltada para a realização de ações e serviços públicos de saúde.
O texto é de autoria de um grupo de deputados capitaneados pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e foi apresentado em 2019. De acordo com ela, somados, os saldos desses fundos podem chegar a R$ 6 bilhões.
Na justificativa anexada à proposta, os deputados dizem que “carimbar” a verba destinada aos fundos acaba “desconsiderando as diversidades locais e engessando a atuação dos municípios”.
Segundo Carmen Zanotto, o objetivo é permitir que os secretários estaduais e municipais de saúde utilizem esses recursos sem que haja contestações futuras de secretários de fazenda e do Tribunal de Contas da União.
“A ideia é permitir que os secretários municipais e de estado possam estar utilizando esses recursos que são da saúde, que já estão lá nos municípios nas mais variadas contas, para ações de saúde. Ela [a ação] não precisa estar carimbada como ação de saúde para o coronavírus, porque tudo no município agora está voltado a isso”, afirmou Zanotto.
Notícia publicada em 17/3/2020 no portal G1
Link para a notícia: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/17/coronavirus-camara-aprova-projeto-que-permite-remanejamento-de-verbas-de-fundos-de-saude.ghtml
NOTÍCIAS
Informativo do deputado federal e ex-Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro 2023/2024
...
Doutor Luizinho deve ser o novo líder do PP na Câmara
Deputado assume no lugar de André Fufuca, que será ministro do Esporte. A escolha do nome foi...
Dr. Luizinho é o novo líder do PP na Câmara
Ex-secretário de Saúde do RJ foi eleito nesta 3ª feira (12.set) pelos deputados do partido; ocupa...