COMISSÃO EXTERNA CONVIDA MINISTRO DA SAÚDE PARA APRESENTAR ESTRATÉGIA PARA A PANDEMIA
Reunidos nesta quarta-feira, dia 22.04, os deputados que integram a Comissão Externa do Coronavírus na Câmara dos Deputados convidaram o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, para ir à comissão, em data a ser marcada nos próximos 15 dias. A reunião será para explicar a estratégia da pasta para o enfrentamento ao coronavírus. Os parlamentares querem, também, a liberação das emendas orçamentárias de bancada direcionadas para o combate à Covid-19. Em conversa por telefone com o Teich após a reunião, o presidente da Comissão Externa, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), pediu prioridade para o estado do Amazonas, onde o sistema de Saúde já entrou em colapso.
“O ministro acaba de assumir, está tomando pé da situação e terá nosso total apoio nessa difícil missão”, disse Dr. Luizinho. Ele anunciou que pedirá ajuda da FAB para que os membros da Comissão – dez parlamentares da área médica – façam, a partir da próxima semana, visitas técnicas às cidades mais afetadas pela doença. As visitas começarão por Manaus, para ouvir as autoridades locais e verificar a situação in loco. “Somos uma comissão técnica e desde o início dos trabalhos decretamos uma quarentena nas disputas políticas senão não vamos conseguir enfrentar essa pandemia”, disse o deputado.
Medicamentos ainda em teste
Na audiência dessa quarta-feira, a Comissão fez uma longa reunião e ouviu especialistas de todo o Brasil a respeito dos estudos em curso sobre opções de tratamento à doença, como a hidroxicloroquina, a Ivermectina e a injeção de plasma de pacientes curados do Covid em doentes. Todos foram categóricos: apesar de haver alguns bons resultados iniciais, ainda não há nenhum tratamento 100% comprovado. Pesquisadores do mundo estão numa corrida contra o tempo para descobrir um remédio ou vacina contra a doença.
“Tudo o que está sendo usado ainda é de forma experimental. São necessárias mais evidências para que o uso de uma ou mais terapias se transformem em protocolos”, salientou Luiz Vicento Rizzo, doutor em imunologia da USP. Pesquisadores do país hoje testam 23 diferentes drogas. A Hidroxicloroquina e o Ivermectina, que estão sendo usadas conjugadas com outros medicamentos, são as mais famosas.
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Ribeiro, chegou a se emocionar ao falar das condições de trabalho a que estão sendo submetidos os profissionais de saúde e afirmou que, por conta da subnotificação e a ausência de testes, é impossível saber o número de infectados e mortos pela doença. “Precisamos despolitizar o Covid-19”, pediu.
Deputado pelo Amazonas, Marcelo Ramos (PL), disse que, embora seja adversário político do governador do seu estado e do prefeito da capital, não está pensando em política neste momento. “Só ontem eu perdi mais três pessoas próximas a mim para o Covid. Na hora que essa doença chegar no interior, onde não existem leitos de UTI, vamos assistir à pior crise já ocorrida na história do Amazonas”, afirmou.
Os médicos que participaram da audiência desta quarta-feira foram:
Mauro Ribeiro – Presidente do CFM
Luiz Vicente Rizzo – Doutor em Imunologia pela USP
Esper Kallas – Infectologista e Imunologista pela USP
Antonio Kalil – Professor e Chefe do setor de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre
Pedro Batista Jr. – Diretor Executivo da Prevent Senior
Dante Senra – PhD pela Faculdade de Medicina da USP
Margareth Dálcomo – Pneumologista e Pesquisadora da Fiocruz
Luiz Amorim – Diretor Geral do HemoRio
Estevão Portela Nunes – Vice Diretor de Serviços Clínicos do Instituto Evandro Chagas
NOTÍCIAS
Comissão presidida por Dr. Luizinho bate recorde de produtividade
DEPUTADO PASSOU BASTÃO DA PRESIDÊNCIA FAZENDO BALANÇO POSITIVO DE UM ANO DE GESTÃO O deputado...
Uerj acata mandado de segurança de deputado e Cremerj e muda edital
A reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) acatou o mandado de segurança...
Doutor Luizinho eleva moral com a cúpula do PP após conquistar maior bancada do partido na Câmara
E por falar em Doutor Luizinho, o deputado federal está em altíssima conta com a cúpula nacional...