COMISSÃO EXTERNA CONVIDA MINISTRO DA SAÚDE PARA APRESENTAR ESTRATÉGIA PARA A PANDEMIA

23/04/2020 | Coronavírus, Saúde

Reunidos nesta quarta-feira, dia 22.04, os deputados que integram a Comissão Externa do Coronavírus na Câmara dos Deputados convidaram o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, para ir à comissão, em data a ser marcada nos próximos 15 dias. A reunião será para explicar a estratégia da pasta para o enfrentamento ao coronavírus. Os parlamentares querem, também, a liberação das emendas orçamentárias de bancada direcionadas para o combate à Covid-19. Em conversa por telefone com o Teich após a reunião, o presidente da Comissão Externa, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), pediu prioridade para o estado do Amazonas, onde o sistema de Saúde já entrou em colapso.

“O ministro acaba de assumir, está tomando pé da situação e terá nosso total apoio nessa difícil missão”, disse Dr. Luizinho. Ele anunciou que pedirá ajuda da FAB para que os membros da Comissão – dez parlamentares da área médica – façam, a partir da próxima semana, visitas técnicas às cidades mais afetadas pela doença. As visitas começarão por Manaus, para ouvir as autoridades locais e verificar a situação in loco. “Somos uma comissão técnica e desde o início dos trabalhos decretamos uma quarentena nas disputas políticas senão não vamos conseguir enfrentar essa pandemia”, disse o deputado.

Medicamentos ainda em teste

Na audiência dessa quarta-feira, a Comissão fez uma longa reunião e ouviu especialistas de todo o Brasil a respeito dos estudos em curso sobre opções de tratamento à doença, como a hidroxicloroquina, a Ivermectina e a injeção de plasma de pacientes curados do Covid em doentes. Todos foram categóricos: apesar de haver alguns bons resultados iniciais, ainda não há nenhum tratamento 100% comprovado. Pesquisadores do mundo estão numa corrida contra o tempo para descobrir um remédio ou vacina contra a doença.

“Tudo o que está sendo usado ainda é de forma experimental. São necessárias mais evidências para que o uso de uma ou mais terapias se transformem em protocolos”, salientou Luiz Vicento Rizzo, doutor em imunologia da USP. Pesquisadores do país hoje testam 23 diferentes drogas. A Hidroxicloroquina e o Ivermectina, que estão sendo usadas conjugadas com outros medicamentos, são as mais famosas.

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Ribeiro, chegou a se emocionar ao falar das condições de trabalho a que estão sendo submetidos os profissionais de saúde e afirmou que, por conta da subnotificação e a ausência de testes, é impossível saber o número de infectados e mortos pela doença. “Precisamos despolitizar o Covid-19”, pediu.

Deputado pelo Amazonas, Marcelo Ramos (PL), disse que, embora seja adversário político do governador do seu estado e do prefeito da capital, não está pensando em política neste momento. “Só ontem eu perdi mais três pessoas próximas a mim para o Covid. Na hora que essa doença chegar no interior, onde não existem leitos de UTI, vamos assistir à pior crise já ocorrida na história do Amazonas”, afirmou.

Os médicos que participaram da audiência desta quarta-feira foram:
Mauro Ribeiro – Presidente do CFM
Luiz Vicente Rizzo – Doutor em Imunologia pela USP
Esper Kallas – Infectologista e Imunologista pela USP
Antonio Kalil – Professor e Chefe do setor de Cirurgia Oncológica da Santa Casa de Porto Alegre
Pedro Batista Jr. – Diretor Executivo da Prevent Senior
Dante Senra – PhD pela Faculdade de Medicina da USP
Margareth Dálcomo – Pneumologista e Pesquisadora da Fiocruz
Luiz Amorim – Diretor Geral do HemoRio
Estevão Portela Nunes – Vice Diretor de Serviços Clínicos do Instituto Evandro Chagas

NOTÍCIAS

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

DISCURSOS

PROJETOS DE LEI

COMISSÕES

receba novidades no seu e-mail

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastre-se para receber novidades do nosso mandato em seu email.

Cadastro feito com sucesso!

Share This